Dia das Bruxas

30-10-2009 18:24

O Dia das Bruxas é no dia 31 de Outubro, véspera do dia de todos os Santos. É uma festa típica da Irlanda, mas também é comemorada na Europa Ocidental e no século XIX, implantou-se também na América do Norte, onde é bastante representativa.

 

 

No Halloween, todos se reúnem em animadas festas. Vestem uma fantasia para ficaram feios ou bonitos. Juntam alguns doces para que o saco fique pesado.

 

Há vários séculos que se festeja o Halloween. Hoje em dia, associamos o Halloween a máscaras, doces e abóboras.

Uma noite mágica:

Desde sempre que o Halloween é uma noite mágica. Antigamente, as pessoas acreditavam que a fronteira que separa o mundo dos vivos do mundo dos mortos era especialmente ténue durante o Halloween. Julgavam que alguém do "outro lado" podia visitá-las nessa noite. Os espíritos apareciam sob a forma de animais. Os gatos pretos eram particularmente populares.

Fantasias Sinistras:

A tradição de vestir uma fantasia sinistra na noite de Halloween tem uma explicação curiosa. Antigamente, as pessoas eram supersticiosas e fáceis de assustar, especialmente nesta noite. Como acreditavam que a fronteira que separa os dois mundos era particularmente ténue nessa noite, pensavam que corriam o risco de encontrar todo o tipo de criaturas tenebrosas.

Para espantar os espíritos malignos mascaravam-se e esculpiam caras assustadoras em abóboras transformadas em lanternas. Foi assim que a abóbora se tornou o símbolo do Halloween!

Antigamente, as pessoas achavam que era importante fazer uma fogueira na noite de Halloween. Hoje em dia, já não é tão comum.

Doces ou diabruras:

Mas a tradição mais popular do Halloween é, provavelmente, a de andar de porta em porta e dizer: «Doces ou diabruras!». Não se sabe, com segurança, quando é que a tradição foi iniciada, mas o importante é mantê-la. O objectivo é conseguir juntar a maior quantidade possível de doces.

As crianças e os jovens batem à parta das pessoas e dizem «Doces ou diabruras!». Nessa altura, os donos da casa devem oferecer-lhes doces ou correm o risco de serem alvo de diabruras. E as diabruras vão desde atirar ovos a ataques com bisnagas de água. Em Portugal ainda não é muito usual as crianças baterem à porta dos vizinhos, mas nos EUA ninguém se esquece de comprar doces para a noite de Halloween.

 

Como organizar uma festa de Halloween:

 

    5 coisas de que se precisa para uma festa de Halloween bem sucedida:

- Bons amigos;

- Fantasias vistosas;

- Comida mágica;

- Decorações maravilhosas;

- Actividades divertidas.

 

Coisas que se pode fazer:

- Preparar um caixote com fatos de fantasia. Pede-se aos amigos e familiares que contribuam com peças de roupa. As peças serão devolvidas depois da noite de Halloween. Assim, se alguém aparecer sem estar mascarado, pode-se divertir a mascará-lo.

- Atribuir um prémio à melhor fantasia. Assim tem-se a certeza de que todos vão esforçar-se por se apresentar com uma fantasia gira. O prémio não deve ser valioso. Poderá ser um chupa-chupa, um diploma feito em casa ou, por exemplo, o direito de escolher o par para a última dança.

- Percorrer a vizinhança de porta em porta dizendo: «Doces ou diabruras!». Para ter a certeza de que o saco fica bem cheio, poderá, uma semana ou duas antes, dar a entender aos vizinhos que lhe irá bater à porta.

 

O que não se deve fazer:

 

- Não atirar ovos podres às pessoas. Se o fizer, no próximo ano de certeza que não terá doces vindos dessa pessoa.

- Não assustar as crianças pequenas. Pregue sustos antes aos pais delas. Não é agradável ter pesadelos, além de que é muito mais divertido ver adultos assustados.

 

Decoração para o Halloween:

- Coloque umas abóboras esculpidas e decoradas com velas junto da porta de entrada.

- Arranje um gato preto, ou mais, para decorar a sala. Se tiver um gato, tanto melhor. Caso contrário, pode eventualmente recortar figuras de gatos em cartolina preta e colocá-las na parede como decoração. Os morcegos também são originais.

- Pendure um pedaço de papel seda na entrada. Simboliza a fronteira entre os dois mundos: o mundo normal, lá fora, e a festa que se vai realizar.

- Encha balões de ar e pendure uns quantos em cacho em cada canto da casa. Fique ainda mais giro de arranjar balões pretos e cor-de-laranja.

 

 

Também deixamos uma receita de uma bebida para fazer em família para esse dia:

 

Bebida do Vampiro

Ingredientes:  10 figos-da-índia descascados;

                        1 limão

Duração da preparação: 15 min

Preparação: 1- Descascar os figos-da-índia e corte-os ao meio. Cuidado! São frutos perigosos! Picam e mordem... Por isso é melhor comprá-los já descascados.

                    2- Ponha os figos-de-índia descascados no liquidificador e reduza-os a um puré grosso.

                    3- Agora, filtre o sumo com um passador fino, de forma a obter uma bela bebida vermelha. Depois, adicione limão e sirva.

 

BOA NOITE DE HALLOWEEN!

 

 

 

—————

Voltar