Pesadelos na infância.

19-11-2009 21:25

Os pesadelos começam geralmente aos dois anos, mas são mais comuns em crianças de três a seis anos de idade. Os especialistas afirmam que o stress e a ansiedade são algumas das causas que provocam estes maus sonhos.

Muitas crianças despertam quando têm um mau sonho. Também se despertam com os seus próprios movimento, quando falam, gritam ou choram, o que contribui para piorar o susto. Os pequenos podem estar muito assustados, pelo que resulta muito difícil para os pais acalmá-los.

A frequência dos pesadelos não deve preocupar os pais, já que é muito variável. Por exemplo, um criança pode ter um pesadelo todas as noites, e depois não ter nenhum durante semanas ou meses.

O QUE FAZER :
- Prevenir: Os pais devem evitar que as crianças vejam programas de sustos ou violentos na televisão, especialmente à hora de ir dormir.

- Preparar-se: É importante assegurarem-se de poderem ouvir as crianças se estas choram durante a noite.

- Atender a criança: Os pais devem atender os filhos o mais rapidamente possível. As crianças necessitam os pais para receber consolo e ajuda.

- Permanecer com a criança: É fundamental que os pais permaneçam com a criança até que esta se tenha acalmado. Se esta o pedir, até que adormeça novamente. Algumas vezes ler um conto ajuda as crianças a conciliar novamente o sono. Como alternativas, um banho relaxante, brincar com o seu boneco preferido e fazer as coisas de que gosta e que a acalmam.

- Tranquilizar a criança: Os pais devem assegurar-se de que a criança se sinta protegida. Para tal, é necessário falar-lhe com voz calma e reconfortante.

- Manter a calma: A criança pode agitar-se mais se se aperceber da tensão dos pais. A calma é necessária para a poder ajudar.

- Conversar sobre o pesadelo: É bom que a criança pense e discuta maneiras de se sobrepôr às coisas que a assustaram no sonho. Os pais também podem ajudá-la a inventar um final feliz para o sonho. Se a criança não quer falar do pesadelo, devemos respeitar a sua vontade.

- A sesta: Fazer uma sesta curta durante a tarde pode ajudar a melhorar o problema, uma vez que os terrores nocturnos se associam a um dormir demasiado profundo, pelo que a criança não pode despertar.

O QUE NÃO SE DEVE FAZER:

- Não despertar a criança.

- Não permitir que a criança durma com os pais.

- Não dizer à criança que os pesadelos não são reais
O melhor para ajudar uma criança quando esta tem pesadelos, é acalmá-la e apoiá-la. No entanto, é sempre possível consultar um médico no caso de que os pais estejam especialmente preocupados.

—————

Voltar