Poemas de Amor para Crianças

09-02-2010 14:37

 Urgentemente

 

É urgente o amor.

É urgente um barco no mar.

 

É urgente destruir certas palavras,

ódio, solidão e crueldade,

alguns lamentos,

muitas espadas.

 

É urgente inventar alegria,

multiplicar os beijos, as searas,

é urgente descobrir rosas e rios

e manhãs claras.

 

Cai o silêncio nos ombros e a luz

impura até doer.

É urgente o amor, é urgente

permanecer.

 

Eugénio de Andrade, As Palavras Interditas

 

 

Não posso adiar o amor para outro século

 

Não posso adiar o amor para outro século

não posso

ainda que o grito sufoque na garganta

ainda que o ódio estale e crepite e arda

sob montanhas cinzentas

e montanhas cinzentas

 

Não posso adiar este abraço

que é uma arma de dois gumes

amor e ódio

 

Não posso adiar

ainda que a morte pese séculos sobre as costas

e a aurora indecisa demore

não posso adiar para outro século a minha vida

nem o meu amor

nem o meu grito de libertação.

 

António Ramos Rosa, Não posso adiar o coração

 

 

Sernata

 

Caiu do céu uma estrela

Ai, que eu bem a vi tombar!

Era a noite pura e bela,

Murmurava ao longe do mar...

 

Era tudo êxtase e calma,

Perfume, encanto, fulgor...

Só no fundo da minha alma

Que desconforto e que dor!

 

Dome e sonha, minha bela,

Embalada ao som do mar...

Caiu do céu uma estrela...

Ai de mim que a vi tombar!

 

Antero de Quental (1887)

 

 

 

 

 

—————

Voltar